top of page

Nematelmintos

 

 

Os nematelmintos constituem uma grande variedade de animais de corpo alongado e cilíndrico e, por isso, conhecidos como vermes cilíndricos. Podem ter vida livre, sendo geralmente diminutos e até microscópicos ou ser parasitas do homem, dos animais e das plantas, podendo alcançar vários centímetros de comprimento.                                                              

Características Gerais e Fisiologia

 

  • São animais de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, triblásticos, pseudocelomados, com simetria bilateral, protostômios e neuromiários. O exemplo escolhido para representar o grupo é a lombriga. (Ascaris lumbricoides). O corpo é coberto por uma cutícula lisa, elástica e resistente, com função protetora. Logo abaixo da cutícula existe uma epiderme formada por uma só camada de células de natureza sincicial, ou seja, contém vários núcleos não totalmente delimitados pela membrana celular. Abaixo da epiderme existe uma camada de fibras musculares com músculos exclusivamente longitudinais, paralelos ao eixo do corpo, reduzindo a capacidade de locomoção nos seres de vida livre, que executam movimentos mais limitados.

  • O tubo digestivo completo, ou seja, dotado de duas aberturas: a boca abre-se na extremidade anterior, entre 3 lábios, seguida de esôfago e o intestino que termina no ânus, uma fenda posterior subterminal (localizada pouco antes da extremidade), em posição ventral. Aliás, são os asquelmintos os primeiros animais da escala zoológica a exibir ânus. Os nutrientes resultantes da digestão atravessam o epitélio do intestino e são distribuídos pelo líquido pseudocelomático, existente na cavidade do corpo, pra os demais tecidos. Os resíduos da digestão são eliminados pelo ânus.

  •  Não há órgãos respiratórios nem sistema circulatório. Os animais de vida livre usam oxigênio, obtendo-o por difusão direta, e os parasitas são anaeróbicos e fazem fermentação. Gases respiratórios podem ser distribuídos com o auxílio do líquido que preenche a cavidade corporal. As células lançam seus resíduos e excretas na cavidade corporal, de onde são retirados por três canais excretores arranjados de tal maneira que formam um "H" (dois canais laterais conectados através de um canal transversal) e eliminados por um poro excretor ventral situado próximo à boca.

  • O sistema nervoso é constituído por um anel de células nervosas em torno do esôfago associado a dois cordões nervosos longitudinais (dorsal e ventral) e alguns nervos menores. Em relação à reprodução, os nematelmintos são dióicos, com dimorfismo sexual, ou seja, é fácil, somente pela aparência externa, distinguir o macho da fêmea. O primeiro tem a extremidade posterior recurvada e espículas peniais, úteis no momento da cópula, em torno do ânus. A segunda tem formato retilíneo, com um poro genital ventral no meio do corpo, e, geralmente, é maior que o macho. Apresentam aparelho reprodutor bem organizado.

  • Nas lombrigas, durante a cópula, o macho se enrola em torno da fêmea, transferindo para ela os espermatozóides; a fecundação, portanto, é interna. Os ovos ficam alojados no útero da fêmea e possuem casca dura. O desenvolvimento é indireto, com a existência de larvas rabditóides e filarióides.

Parasitoses causadas por nematelmintos

 

  • Ascaridíase (lombriga):

O Ascaris lumbricoides (lombriga) é um parasita do intestino do homem. Medem cerca de 15 a 40 cm e alimentam-se dos nutrientes da digestão humana. A contaminação se dá através da ingestão de água, verduras e legumes contaminados. A fêmea produz até200 mil ovos por dia, que saem com as fezes humanas. Alimentando-se de frutas, verduras e água contaminadas, mãos sujas, etc., os ovos chegam ao intestino onde eclodem. Suas larvas migram pelo corpo humano (fígado, coração, pulmões, faringe, esôfago e estômago), sofrendo várias mudas até formarem uma cutícula que os protejam dos sucos digestivos. Ciclo de vida do Ascaris lumbricoides. No intestino delgado iniciam seu processo de reprodução, onde parte dos ovos são eliminados com as fezes e parte reinicia o ciclo migratório. Podem causar obstrução intestinal, rompimento da parede intestinal, manifestações alérgicas, dores abdominais, cólicas e tosse seca. A profilaxia consiste na instalação de rede de esgotos, construção de fossas sépticas e educação sanitária, criando hábitos de higiene pessoal e dos alimentos.

  • Ancilostomose (Amarelão):

O amarelão é causado pelos vermes Ancilostoma duodenale e Necator americanus (ancilóstomo). O homem adquire ancilostomíase andando descalço em terrenos contaminados, pois suas larvas infestantes penetram ativamente pela pele. Medem de 1 a 2 cm de comprimento e desenvolvem-se no intestino delgado humano. Esse animal possui dentes que perfuram a parede intestinal para sugar o sangue, provocando hemorragias, deixando a pessoa anêmica. Sua prevenção consiste na construção de instalações sanitárias, hábitos de higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente, tratamento de água e uso de sapatos.

  • Bicho Geográfico:

O bicho geográfico (larva migrans) é causado pela larva do Ancilostoma brasiliensis, verme que parasita o intestino de animais domésticos (cachorro, pó exemplo).O animal elimina os ovos com as fezes, que eclodem no solo. As larvas entram por ferimentos e ficam na derme, provocando o “bicho geográfico”.

  • Elefantíase (Filariose):

A elefantíase é causada pelo nematódeo Wuchereria bancrofti. Os vermes adultos parasitam vasos linfáticos, provocando inflamação e edema nas pernas, seios e escroto, causando hipertrofia e deformações. Diferentemente dos outros vermes parasitas, a contaminação se dá pela picada do mosquito Culex fatigans, que possui larvas infestantes em seu aparelho bucal. Medidas profiláticas são o combate ao mosquito e a suas larvas com inseticidas, saneamento ambiental, drenagem de águas pluviais e tratamento de esgotos.

         

 

Nematolândia

O MUNDO DOS NEMATELMINTOS
bottom of page